• Natália Scodeler

3 dinâmicas motivacionais para aprimorar o trabalho em equipe


Um dos fatores determinantes para o sucesso de toda empresa é incentivar a pluralidade dos seus funcionários. Quanto maior a diversidade de gênero, etnias e culturas, mais rico será o processo de criação desenvolvido. Mas unir todas essas diferenças não é trabalho simples, e por si só não basta.


A produtividade só vem com o trabalho em equipe. Isso porque se por um lado a pluralidade do grupo torna o trabalho mais rico, por outro existe um objetivo comum da empresa, suas missões, objetivos e valores, formando uma cultura organizacional autônoma. Assim, todos os funcionários em suas próprias singularidades, devem estar unidos e alinhados a esse fim maior.


Segundo uma pesquisa realizada em mais de sete mil empresas de 130 países, a Deloitte Auditoria e Consultoria constatou que mais de 80% dos entrevistados consideram importante o alinhamento cultural com os funcionários, para que seja possível melhorar a compreensão da cultura organizacional e fomentar ações sistêmicas.


Entretanto, ainda segundo o mesmo estudo, apenas 38% das empresas efetivamente realiza algum tipo de ação para unir a equipe e incentivar o trabalho em grupo. Isso nos mostra que na maioria dos casos, o trabalho é feito de forma individual. A prática pode ser prejudicial, já que nessas situações não existe um fio condutor uniforme entre os funcionários.


O que atrapalha o trabalho em equipe? A falta de incentivo do trabalho em equipe não é a única forma de se atrapalhar a prática. Por vezes, mesmo com o incentivo, outros fatores, como o despreparo da liderança ou o curto prazo de entrega de demandas pode ser prejudicial ao processo. Listamos algumas situações a serem evitadas abaixo:


LIDERANÇA DESPREPARADA É com a liderança que nasce o trabalho em equipe. Devem ser modelos e ponto unificador da empresa, e devem incentivar o grupo através de dinâmicas motivacionais, a fim de criar uma equipe unida, sinérgica e de alto desempenho. Mais do que incentivar, deve inspirar e participar, dando o exemplo. De nada adianta promover o trabalho em grupo se também não o pratica.


INDIVIDUALISMO E FALTA DE OBJETIVOS A ideia, aqui, pode ser resumida no ditado “cada um por si, Deus por todos”. E não há mentalidade pior para o trabalho saudável em qualquer empresa do que a falta de colaboração. É importante manter a personalidade e a autonomia de cada um, mas o excesso de individualidade, por outro lado, acarreta em erros processuais devido a falhas de alinhamento. Se cada um faz o trabalho como acha que deve, o resultado não apresenta um padrão único que reflete os ideais da empresa, mas sim um compilado de visões individuais.


INFLEXIBILIDADE Mais do que apresentar seu ponto de vista, na hora do trabalho em grupo, também é preciso saber ouvir. Assim, a inflexibilidade é uma das piores inimigas da sinergia em grupo. Uma escuta ativa neste momento pode ser exercitada por um profissional competente.


COMUNICAÇÃO INEFICIENTE Se num bom trabalho em equipe todos falam e escutam, dividindo e respeitando suas experiências e pontos de vista, então a comunicação que se dá entre a equipe deve ser eficiente. A ideia é que seja praticado o respeito, a empatia e a compreensão para que todos saiam ganhando, evitando desde informações desencontradas até situações de desrespeito e intolerância.


FALTA DE SINERGIA DO GRUPO A identificação da sinergia do grupo cabe, não somente, mas, principalmente, ao líder. Se a equipe está engajada em trabalhar em grupo, então porque não separá-la em grupos sinérgicos? Sinergia é uma habilidade natural, e deve ser “sentida”. Ainda que todos se respeitem no ambiente de trabalho, unir três pessoas que possuem uma boa dinâmica juntas facilita a intercolaboração durante as etapas do trabalho - o que não ocorre em grupos de pessoas que não “tem muito a ver”. Assim, além de trabalhar em equipe em prol de um objetivo único, é possível tornar o trabalho também mais leve e, porque não, divertido.


3 dinâmicas para melhorar o trabalho em equipe Evitando-se as situações acima, metade do caminho para alcançar o trabalho grupo, desenvolvendo uma equipe de alta performance já está trilhado. A partir daí, você pode (e deve) aplicar algumas dinâmica motivacionais que vão dar aquele empurrãozinho no time e assegurar que todos estejam alinhados. Confira algumas dicas!


DINÂMICA 1: ILHA DESERTA Talvez seja a mais objetiva. Aqui, os funcionários respondem a três perguntas numa folha de papel: Quem eu levaria para uma ilha deserta? Quem me ajudaria a organizar uma festa? Se eu ganhasse uma viagem com direito a três acompanhantes, quem eu levaria? As respostas devem ser anônimas, sem assinaturas. Ao fim, a pessoa responsável lê as respostas e pontos são atribuídos para cada nome que foi citado. Assim, é possível discutir a importância da união da equipe, além de observar como funciona a sinergia em grupo, fazendo melhor uso da habilidade.


DINÂMICA 2: ILHA DO TESOURO Nessa dinâmica motivacional, a equipe é dividida em duplas em um lado da sala e receber uma folha de jornal. Do outro, uma caixa de bombons deve deve ser alcançada por eles - essa é a ilha do tesouro. Mas a dupla só pode chegar até a caixa andando, juntos, sobre a folha de jornal. A folha pode ser arrastadas com os pés, mas não pode ser rasgada. Cada dupla que rasga a folha deve ser eliminada. A única forma de realmente conseguir chegar à caixa de bombons é se uma dupla convidar outra para se juntar à sua folha de jornal para avançar com a folha que sobrou. Assim, com quatro pessoas partilhando duas folhas, é possível alcançar o objetivo. Com essa dinâmica, é possível discutir a importância do trabalho em equipe: quando cada um pensa apenas em si, o trabalho não anda e o objetivo não é cumprido. Quando se unem, tudo se torna mais fácil.


DINÂMICA 3: VERDADE OU MENTIRA A última dinâmica em grupo mostra o quanto a equipe se conhece. Aqui, cada funcionário deve escrever três frases curtas sobre si mesmo, sendo duas verdadeiras e uma mentira. Quanto essa etapa for concluída, uma pessoa por vez lê as frases em voz alta e deixa a equipe adivinhar. Cada acerto soma um ponto. Ao final, um prêmio é dado para o vencedor, preferencialmente algo que possa ser repartido. Mas o objetivo maior aqui é mostrar como as pessoas não se conhecem, por mais que pensem o contrário, e como é importante que, para alcançarem o objetivo (no caso, o prêmio), é importante que se falem mais, se unam e se tornem um só organismo.


É importante ressaltar que o trabalho pontual motivacional, em todas as dinâmicas acima e em quaisquer outras, deve estar acompanhado de um método que inclua as lições aprendidas no dia-a-dia. Caso contrário, tem poucas mudanças efetivas.


Quer saber mais como desenvolver seu potencial em equipe? Agende uma consulta com a coach de líderes e empreendedores Natália Folco e fique ligada aqui no blog!



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