• Natália Scodeler

Como você pode ser uma pessoa melhor após o COVID-19


Estamos atravessando momentos desafiadores de pandemia do COVID-19. Sabemos que irá passar, mas não sabemos em quanto tempo. Muitas pessoas estão trabalhando remotamente, sendo pessoas privilegiadas por poderem estar seguras. Outras tantas não possuem as mesmas possibilidades e estão na linha de frente no combate ao vírus ou na busca de sobrevivência nas ruas, ou simplesmente tendo que trabalhar em seus empregos e correndo riscos de saúde. Sabemos que os desafios são muitos, mas como podemos ser pessoas melhores após a pandemia COVID-19?


Lado positivo do COVID-19

Vimos o Brasil decodificar o vírus em 48h, estamos percebendo o valor dos profissionais de saúde e do nosso sistema de saúde pública SUS, que tem alcance nacional em todos os locais do país. Se ele não consegue atender a todos é porque está sucateado e mal remunerado. Mas isso pode mudar se entendermos que as pesquisas importam, os profissionais importam e dermos visibilidade à essas questões. Ao mesmo tempo que estamos em crise, estamos presenciando virtualmente atos de solidariedade e empatia e muitas mudanças de comportamento de diversas empresas que estão gerando diversas formas de auxiliar a crise, e também possibilitando aos seus funcionários novas maneiras de trabalhar. O céu está mais azul, temos menos poluição, e isso previne diversas doenças respiratórias e inflamatórias. Golfinhos voltaram ao canal de Veneza após 30 anos. Reduzimos contato com outras doenças contaminantes também e exposição à poluição, reduzimos acidentes de trânsito, violências na ruas, tivemos que de alguma forma desacelerar. Desmarcamos compromissos, eventos, transformamos em online, ou seja, tivemos que nos adaptar a uma era mais digital, o FUTURO virou PRESENTE mais rápido, e algumas mudanças irão permanecer. Teremos perdas e ganhos.

Como podemos fazer nossa parte no combate ao COVID-19? As práticas de higiene estão amplamente divulgadas, mas muitas pessoas ainda não estão seguindo as recomendações. Estava no hall do meu elevador, quando ouvi o vizinho dizendo que iria “tomar uma cerveja com os amigos” e contestado pela esposa preocupada e indignada, ele “sabiamente” respondeu que era “só não compartilhar o copo”. Está longe de ser a prevenção ideal, certo? No mínimo que posso fazer é lamentar e me prevenir ainda mais, porque este “serumano” pega o mesmo elevador que eu e está no mesmo andar :/


Lavar as mãos, mas economize água

Enquanto as recomendações seguem para lavarmos bem as mãos, diversas vezes ao dia, e quando não for possível, usar álcool gel, existem pessoas (já com falta de saneamento básico e esgoto a céu aberto), que a água não está chegando nas torneiras há mais de 15 dias). Portanto, moderação. Precisamos preservar esse recurso. Lave a mão fechando a torneira e no menor tempo possível. Tenha moderação no tempo dos banhos, lave a louça (por favor) com a torneira fechada, ensaboando a louça toda primeiro e depois enxaguando o suficiente para retirar o sabão.


Oportunidades em meio à crise

Existem oportunidades de mais autocuidado, de ter mais tempo com os filhos, de ter boas conversas com amigos que não vemos há tempo por telefone ou virtualmente, uma boa dica é o Houseparty. Temos a oportunidade de reavaliar as nossas atitudes até aqui, de agendar um(a) piscóloga(o) online e resolver questões pessoais, de agendar uma conversa sobre mudanças profissionais, de entender como pode redirecionar sua empresa e torná-lá mais digital ou mais ágil ou com valores melhores.


Dicas de plataformas para trabalho remoto

Uma plataforma bacana de conversas online é o Whereby, você cria uma conta e envia o link para a pessoa entrar em sua sala. Existem outras opções como o Hangouts, e o Zoom. Você pode se organizar com sua equipe pelo Trello, e manter grupos de conversas focadas pelo Slack.


Cursos gratuitos

Existem diversas plataformas que estão disponibilizando cursos online de diversos tipos gratuitamente. Você pode aproveitar para aprender uma nova habilidade ou desenvolver capacidades técnicas ou de soft skills, de comunicação, entre outras:

Harvard

Udemy

FGV

SENAI

Perestroika


Organização pessoal

É um tempo de não só colocar em dia aquela arrumação de armários (assista o documentário Ordem na Casa), de separar doações (a época do frio irá chegar logo logo e pessoas precisarão de roupas e cobertores nas ruas), consumir alimentos que irão estragar da despensa e geladeira, arrumar aquele quadro na parede, ver aquele filme ou documentário que há tempos gostaria de ver. Usar o tempo que você usaria de deslocamento ao trabalho para ser uma pessoa melhor quando tudo isso passar.


Exercícios em casa e meditação

Graças à tecnologia, é possível fazer atividade física em casa e começar a meditar gratuitamente ou a baixíssimo custo. Vou deixar algumas dicas aqui:

BTFIT

Desafio 30 dias Fitness

Treinos caseiros de 5 minutos

Sworkit (tem de alongamento e pilates e exercícios em geral, incluindo dança)

Insight Timer

5 Minutos de Yoga


Prestadores de serviço e comércio local

Não é o momento de descontinuar serviços (a não ser que já não estivesse usando). Continue pagando a(o) diarista, mesmo que ela(e) tenha que ficar em casa, compre créditos da sua manicure, cabeleireiro, se você já costumava destinar uma valor para esses serviços, ajude o comércio local quando precisar fazer compras (mas evite sair ou estocar sem necessidade). Continue pagando a sua academia se você vai continuar fazendo pós COVID-19. É claro, que todas essas recomendações não se aplicam a todas as pessoas que estão lendo. Medidas precisam ser tomadas em tempos de redução. É tempo também de cancelar coisas que não estão sendo tão úteis assim.


Cuidados com a saúde e alimentação

Faça uma reflexão do que você pode se comprometer nesse período para que a sua saúde esteja melhor do que antes. Reduzir o cigarro, o açúcar, embutidos, o consumo de carne, etc. O que você se sentiria bem com você mesma(o) se fizesse?


Atividades para fazer com as crianças

Muitos pais estão sendo desafiados por terem que se dividir entre trabalho e crianças, tudo ao mesmo tempo. E algumas pessoas fizeram compilados e dicas super interessantes para entreter os pequenos. Entenda que você não conseguirá produzir com a mesma capacidade do que em um período normal, se este é o seu desafio. Tenha paciência e aproveite para melhorar sua relação de tempo com eles.

Seleção de brincadeiras pra fazer em casa

Pra trabalhar com pequenos em casa

Como conversar com as crianças sobre o COVID-19

Lives no Instagram com contação de histórias para entreter as crianças:

Fafa Conta 10:30h (seg, qua e sex) e 16:30h (ter e qui)

Mãe que lê 11:00h

Carol Levy as 11:30h

Marina Bastos as 12:30h

Camila Genaro 15h

Marina Bigio

Acredito que cada um de nós tem um desafio individual para lidar por esses dias, mas não precisa passar por ele sozinha(o). Conte comigo ou quem está próximo a você para compartilhar esse momento. Caso queira aproveitar para falar sobre o que você gostaria de conquistar na sua vida profissional, agende um horário cortesia comigo.

Tamo junto!!!

11-99650-8381


Me manda uma mensagem ou me liga se precisar conversar sobre o seu momento.


Tem mais alguma dica? Compartilha aqui!


#produtividade #inovação #autoconhecimento

(11) 99650-8381

©2020 por Natália Folco Coaching.