Produtividade X tempo: como fazer o dia render no trabalho

produtividade.png

Mas afinal, o que é produtividade para você? Não existe uma única resposta para essa pergunta. Cada um tem o seu conceito de produtividade dentro do trabalho, como por exemplo: você acha o seu dia produtivo quando você conseguiu fazer diversas tarefas. Enquanto isso, o colega do lado acha o dia produtivo dele quando ele consegue entregar as tarefas bem feitas, mesmo que leve mais tempo.

Para fazer o seu dia render no trabalho, você precisa identificar o por que os dias não estão sendo produtivos e por que você não está conseguindo deixar tudo em ordem para o dia seguinte. Com isso em vista, a jornada da produtividade será bem mais leve e fácil de ser alcançada.

Veja a seguir algumas dicas de como aumentar a produtividade no trabalho e fazer o dia render.

CRIE CHECKLISTS E PRIORIDADES

Muitos dos deslizes que vemos hoje em dia nas empresas estão relacionados ao prazo e prioridades do dia. Tem gente que se perder nas tarefas do dia a dia e acaba esquecendo de um item importante, enquanto tem gente que não define prioridades e vai fazendo as tarefas que vão surgindo. Isso tem solução.

Comece a fazer checklists de todas as tarefas do seu dia, sem esquecer nada, e colocando o que é prioridade para ser feito primeiro. Foque no que é importante para ser entregue antes, o que não é urgente vai ficando para depois, mas não prorrogue a tarefa para sempre. Assim, você não quebra prazos e consegue se organizar melhor remanejando tarefas. As tarefas que não são urgentes hoje se tornarão urgentes amanhã se não forem planejadas e executadas.

EVITE INTERRUPÇÕES

Para obter o máximo de produtividade no trabalho, a coach Natália Folco aconselha que nos momentos de produção de textos, estratégias, seja a tarefa que for do seu dia a dia, você se desligue do mundo e esteja focado somente naquilo. Feche-se do mundo. Coloque o celular no silencioso. Saia de perto de tudo que possa te distrair.

Se você está concentrada naquela tarefa e houver qualquer ruído, seja uma pessoa falando com você ou um celular apitando, você perde totalmente o foco no momento e demora para voltar ao estado de concentração. O que você faria em 1 hora sem distrações, você acaba fazendo em 2 horas ou mais por perder “o fio da meada”. “Levamos em média 30 minutos para voltarmos ao estado de concentração original, mais profundo, quando somos interrompidos”, diz Natália Folco.

ESTIPULE UM TEMPO PARA CADA TAREFA

Uma das melhores dicas para gestão de tempo e produtividade no trabalho é sempre estipular o tempo que cada tarefa irá utilizar. Com isso, fica muito mais fácil de ver o que será possível fazer em cada dia, o que ultrapassará o tempo e assim você também consegue pedir ajuda para colegas na tarefa, se você não for dar conta naquele dia.

Essa dica também é útil para aquelas conversas que surgem durante o trabalho, para elas não se prolongarem e virarem uma reunião. Se você deseja ter uma conversa rápida, fique de pé e ela não passará de 10 minutos. Para outras conversas que levarão um pouco mais de tempo, separe de 15 a 30 minutos, mas não deixe passar disso. Fique de olho no relógio e cronometre o seu dia. Mas também é importante não ficar olhando no relógio a cada 5 minutos, viu? Se não isso também pode ser considerado como um momento de interrupção e acaba te atrapalhando na produtividade.

USE O MÉTODO POMODORO PARA PRODUTIVIDADE

Você já ouviu falar sobre o método Pomodoro? Ele é um dos métodos mais eficientes na gestão de tempo e produtividade, funcionando basicamente assim: você dividirá o seu dia em blocos, de 25 minutos cada e 5 minutos de descanso entre elas. Nesse e-book a Natália Folco explica mais a fundo sobre o método e ensina como você pode se tornar mais produtiva com ele.

Anotou todas as dicas? Agora é a hora de colocá-las em prática! Se você estiver precisando de mais um empurrãozinho e uma ajuda no trabalho, a coach Natália Folco pode te ajudar! Entre em contato conosco para saber mais sobre coaching profissional, treinamentos de liderança feminina e coaching empreendedor.