Home office: os desafios de trabalhar de casa

0208_NATALIA FOLCO-desafios-home-office.png

O home office está cada vez mais se popularizando mundo afora, visto que é uma forma mais prática de trabalhar, além conseguirmos economizar tempo e dinheiro com isso. Para as empresas também é bem vantajoso, pois não a obriga a ter um grande local com diversos postos de trabalho, reduzindo custos, e hoje existem até novas leis regulamentando isso, apesar de ainda juridicamente ser complexa essa relação para grandes empresas.

Trabalhar de casa parece ser o cenário ideal, mas existem muitos desafios que você talvez não imagine nessa tarefa. Se você está pensando em migrar para o home office, é bom se preparar para enfrentar tudo o que está por vir trabalhando de casa. Por isso, separamos alguns pontos e desafios para você se atentar e não escorregar nas entregas. Veja abaixo:

Tenha foco

Quando trabalhamos de casa, um dos maiores desafios é se concentrar e não se distrair com facilidade. É importante que você foque completamente no trabalho e fuja das distrações, como o celular, animais de estimação e familiares na hora de se concentrar. O momento do seu trabalho é somente para o seu trabalho. Mas podem horas de descompressão pontuais para aproveitar as pausas e interagir com esses elementos, afinal esse também é um dos benefícios do home office, desde que isso não te distraia totalmente. Assim, você será muito mais produtiva.

Ter um horário e uma rotina para trabalhar

Muita gente se perde no meio do caminho quando o assunto é trabalhar online e de casa. Afinal, você mesma pode fazer o seu horário e a sua rotina, e isso é um dos desafios pois o expediente pode se estender até a madrugada, ou mais. Claro que um dia você pode trabalhar menos horas que outro dia e vice versa, mas o ideal é estabelecer uma rotina de horário e dias da semana para colocar a mão na massa, assim você não trabalha nem a mais, nem a menos, e deixa tudo mais equilibrado.

Cumprir as tarefas no prazo

Esse é um dos tópicos mais importantes no home office. Se você tem uma tarefa destinada à você, é essencial que você se organize para cumpri-la no prazo estipulado. Trabalhar de casa não é entregar o trabalho quando você quiser. Por isso, atente-se para não se perder e ficar com tudo em dia, sem atrasos.

Seja organizada

É essencial que você seja organizada tanto para trabalhar em um escritório, como em casa. Entretanto, trabalhar de casa exige uma organização maior já que você está no conforto do seu apê. Organize toda as suas tarefas do dia, tudo o que precisa entregar, faça um check list pela manhã para não se perder. Organize também o local onde você irá trabalhar, deixe tudo arrumado para trazer uma sensação maior de trabalho, além de, claro, não trabalhar de pijama. Deixe tudo da forma mais profissional possível para este momento e o resultado será além do esperado!

A refeição é sagrada

Como falamos, é importante você criar um horário e rotina para trabalhar em casa. Dentro dessa rotina inclua sempre refeições e não pule nenhuma jamais, por mais que você esteja empenhada nas tarefas. Separe um horário para você almoçar e fazer lanches, pois tudo isso ajuda a repor a energia do corpo e fazer com que você funcione melhor para trabalhar.

Você está sozinha

Um dos problemas do home office é estar sozinha sempre, diferente dos escritórios que são cheios de gente. Muitas pessoas tem dificuldade com isso, pois sentem falta do contato humano e isso as prejudica na hora da produtividade. Por isso, tenha sempre em mente que trabalhando em casa você não terá companhia e estará isolada, o que também pode ser um ponto positivo se você tem dificuldades em se concentrar, mas isso é muito relativo de pessoa para pessoa. Tem gente que ama, tem gente que detesta. Se você não se acostumar e sentir que precisa trabalhar com pessoas em volta, também há as opções de coworking.

Utilize técnicas para a gestão do tempo

Existem diversas técnicas que auxiliam com relação a gerir melhor o tempo, dar ritmo para a sua produtividade. A melhor delas é aquela que você consegue se adaptar e se ajudar, mas no início requer disciplina, algo bem importante para quem trabalha em casa e busca resultados. Falamos bastante sobre ter um dia produtivo nesse Ebook, uma que recomendamos bastante é a técnica Pomodoro.

Ter um ambiente voltado para isso

Ao trabalhar de casa, é importante você ter um cantinho no apartamento voltado somente para isso. Por mais que seja confortável, não é produtivo trabalhar da cama ou do sofá. Separe um quarto, um pedaço da sua sala, ou até mesmo a varanda, para fazer dele o seu lugar de home office. Decore o local de acordo com as necessidades do seu trabalho, aqui nesse post você encontra ideias de decoração para home office . Ah, vale lembrar que também é importante ter uma internet boa para trabalhar tranquila em casa.

Para ajudar você a colocar essas ideias em prática, a coach Natália Folco pode te ajudar a traçar estratégias para alcançar os seus objetivos e ser mais produtiva trabalhando em casa. Fale já conosco!