Como uma coach de liderança pode te ajudar?

Como uma coach de liderança  pode te ajudar?

Sabe aquela sensação de que seu líder poderia ser melhor do que está sendo, ou que você não consegue desenvolver alguma capacidade específica no ambiente de trabalho? Se você já sentiu algo parecido, saiba que não está sozinho: segundo o Instituto Brasileiro de Coaching, o IBC, fez uma pesquisa relacionada ao trabalho do coach de liderança e constatou que mais de 70% dos funcionários de empresas e escritórios brasileiros acreditam que os líderes não estão preparados para dar e receber feedbacks, identificar e desenvolver talentos.

Esses são dados que merecem atenção. Líderes despreparados ou inseguros desmotivam funcionários e passam a mesma insegurança para a equipe, dificultando o dia a dia do trabalho. É aí que entra o trabalho da coach de liderança. Através de uma série de metodologias eficazes, a profissional vai ajudar o cliente a encontrar e desenvolver suas habilidades.  Conheça um pouco mais sobre o trabalho da coach para líderes abaixo:

Qual o processo da coach de liderança?

A coach de liderança é a melhor opção para quem quer desenvolver suas habilidades no ambiente de trabalho, em linhas gerais, ajudando a pessoa a focar nos objetivos e ampliar a visão dos meios que podem ser usados para se alcançar a meta final. Para isso, é determinado previamente entre a coach e a cliente um número de sessões. 

A profissional, então, delimita o ponto de vida que a cliente está, traçando metas e utilizando metodologias comprovadas para tornar a dinâmica da cliente leve e lúdica, alavancando sua carreira. Para tanto, é preciso um esforço mútuo: ainda que a coach ajuda a traçar e a trilhar um caminho, é de extrema importância que a cliente também assuma uma postura de responsabilidade e comprometimento com os tópicos abordados nas sessões.

Dentre algumas finalidades e benefícios do trabalho da coach de liderança, podemos listar:

  • Maximização de produtividade

  • Identificação e correção de falhas de gestão (ou processo)

  • Reduz e/ou controla a procrastinação

  • Desenvolve foco e resiliência 

  • Crescimento da autoconfiança

  • Auxilia na gestão do tempo

  • Auxilia na comunicação no ambiente de trabalho

  • Desenvolve e/ou aprimora a inteligência emocional

Coach de liderança: casos de sucesso

Cliente x trabalhava em uma grande multinacional na área de trade marketing como gerente sênior e dizia não saber “vender seu peixe” para a alta liderança. Era uma excelente profissional e sua equipe sabia disso, mas ela sentia que não conseguia ser vista com tanto valor assim pelos líderes acima dela. Ao começar o coaching para liderança feminina ela passou a ver com mais clareza suas qualidades e reparou que o que achava ser “defeitos” eram apenas características individuais que a diferenciavam de quem ela estava se espelhando. Viu que ela estava sempre “apagando incêndios” e não estava se envolvendo em projetos que lhe dessem visibilidade. Ao avançar no programa de coaching para liderança feminina, ela se fortaleceu em sua autoconfiança, tomou coragem de mostrar o seu trabalho e recebeu propostas para cargos internacionais, que sempre foi um sonho e estava abandonado. Resumindo, a visão dela sobre seu próprio caminho profissional e de liderança se ampliou infinitamente e hoje ela está seguindo feliz da vida.

A cliente X2 assumiu um cargo de liderança de “sopetão” em sua carreira mais técnica e se viu com os desafios de todos os lados: “Como eu me comunico com a minha equipe? “Como lidar com os antigos ‘pares’ que agora são meus ‘subordinados’? Como resultado do programa de coaching de liderança feminina, ao diminuir a autocobrança e busca de perfeição, percebeu e aceitou que por mais que se esforçasse, a forma como as pessoas respondem tem a ver com elas mesmas e suas projeções nela como líder. Conseguiu enxergar e validar sua trajetória até aqui, percebendo que merecia estar onde estava e seguiu mais confiante, tendo uma equipe mais engajada e harmoniosa após movimentações necessárias, melhorando o nível de produtividade.

Você também pode aprimorar suas habilidades de liderança e passar por processos de autoconhecimento, direcionamento e valorização de foco e objetivos claros e tangíveis. Agende agora uma sessão de mapeamento com a coach de liderança Natália Folco.