Como o autoconhecimento pode te ajudar no seu momento empreendedor?

O empreendedorismo é muito mais do que ter o seu próprio negócio. Existe todo um caminho longo por trás, indo desde os assuntos burocráticos até os assuntos mais criativos. Mas, para que toda essa caminhada de ter a própria empresa dê certo e seja um sucesso, existem alguns passos que você deve seguir.


Antes de tudo, uma das principais dicas para empreender é optar por uma área em que você tem afinidade e gosta, como por exemplo: você é apaixonada pela área de culinária. Portanto, terá mais facilidade em resolver assuntos quando eles são ligados à essa área. O que você levaria mil horas, você pode levar apenas cem horas porque gosta do assunto e tem facilidade com ele, tornando-se mais produtiva.


Dentre as demais dicas para empreender, estão a disciplina e a importância do autoconhecimento, sendo os dois essenciais para a jornada empreendedora. A disciplina é um dos pontos mais importantes, afinal, você é dona do seu negócio, se você não fizer, ninguém mais faz. Alinhe prazos, demandas, entregas e tudo o que precisar. Trabalhe com datas, números e não desista. Tudo depende de você.


Já quando falamos de dicas para empreender e o autoconhecimento, precisamos nos aprofundar um pouco mais sobre o assunto para te ajudar nesse momento empreendedor. Confira as dicas:


Como o autoconhecimento pode ajudar

Para que o seu negócio dê certo, das dicas para empreender uma das mais importantes é que ele tenha a sua cara e você se enxergue nele. Essa é a parte em que entra a importância do autoconhecimento, mas ele não é apenas isso.


O autoconhecimento é muito mais. Ele é a chave para uma boa profissional no mercado. É você se conhecer e entender como funciona, quais são seus pontos positivos (fortes) e negativos (fracos), quais assuntos possui afinidade e o que tem dificuldade.


Quais serão seus diferenciais com relação a sua concorrência, pelo fato de você dominar algo que os outros não dominam tanto. É você se conhecer por inteiro e entender como isso ajuda a sua vida profissional (e pessoal também).


A partir do momento em que você começa a se conhecer melhor, você entende onde tem mais facilidade no trabalho e no que pode melhorar. Se um dos seus pontos positivos é ter uma visão muito boa de design, mas em contrapartida você não sabe produzir bem a parte textual, você joga todo o seu conhecimento e energia em tarefas mais criativas voltadas para o design. Enquanto isso, outra pessoa pode ser mais produtiva no âmbito textual e pode fazer isso para você, com mais qualidade e menos tempo de esforço envolvido. Ou seja, você é muito mais produtiva a partir do momento em que se conhece e aplica isso na prática.


A importância do autoconhecimento está em te ajudar a ser uma profissional melhor e ter o máximo de desempenho possível, além de melhorar a qualidade do seu trabalho e conteúdo produzido. Com tudo isso aplicado no dia a dia, o resultado na sua carreira empreendedora pode ser muito mais positivo.

Dicas para autoconhecimento

  • Na sua infância, existia algo que você costumava passar horas brincando? Quais habilidades essa brincadeira exigia? (criatividade, imaginação, organização, comunicação, etc)

  • No que as pessoas costumam te pedir de ajuda? Ou falar que você é boa?

  • O que você costuma fazer mais rápido ou melhor que outras pessoas?

  • Quais são os assuntos que você costuma se interessar bastante ou ter facilidade?

  • Como nem tudo são flores, quais são as atividades que são mais difíceis para você hoje? (avalie se é por ser nova nelas, ou se realmente é por afinidade)

  • Se você não precisasse trabalhar também por dinheiro, em qual área você se arriscaria hoje? (não vale falar que ficaria viajando, ok? =)

Agora você viu a verdadeira importância do autoconhecimento para empreendedores. Pensando nisso, a coach Natália Folco criou um curso com dicas para empreender, te ajudando nessa jornada empreendedora e no autoconhecimento.