Como a prática de coaching profissional pode te ajudar a mudar de profissão?

Como a prática de coaching profissional pode te ajudar a mudar de profissão?

Não é tão incomum assim encontrarmos profissionais ansiosas por mudar de profissão ou carreira por não conseguirem mais confluir os interesses próprios com os da empresa. Também não é coisa de outro mundo que se descubra a própria vocação apenas depois de anos atuando em determinada área. Quando essa vontade maior fala mais alto, é necessário seguir nossos sonhos e mudar de profissão. Quando chega essa etapa nas nossas vidas, o processo de coaching profissional pode ser de grande ajuda.

Tudo começa com o levantamento dos motivos pelos quais nasceu a vontade de mudar de profissão. Em outras palavras: o autoconhecimento é essencial. A coach profissional vai te auxiliar, por meio de algumas sessões,  mapear os motivos pelos quais existe o desejo de mudar de profissão ou carreira, além de avaliar o quanto isso é emergencial. Isso porque cada caso é único: alguém que deseja mudar de área e redesenhar sua forma de atuação para realizar um sonho irá traçar um plano de ação diferente de quem está trocando de emprego por não conseguir alinhar os objetivos pessoais com os da empresa, por exemplo.

Antes de mudar: planejamento 

Independente das causas encontradas no mapeamento mental e da situação atual, o próximo passo é o mais importante antes de mudar de profissão: o planejamento. Lembre-se: ter coragem não é o mesmo que fazer loucuras por aí. Então antes de pedir as contas, é extremamente importante que você trace um planejamento efetivo de como a troca será feita: por qual motivo vou iniciar uma outra profissão? Já estou totalmente segura? Qual o melhor momento para pedir desligamento sem que exista reflexos financeiros negativos?

A coach profissional, aqui, além de auxiliar no direcionamento desse plano, torna o processo de mudança muito mais seguro e saudável. Além de organização, são treinados o foco, objetividade, para que tudo saia o mais próximo possível do desejado. Isto é, a profissional de coaching irá garantir que o foco seja exatamente a mudança e tudo o que ela acarreta: a autoconfiança, a flexibilidade e resiliência com mudanças, a intuição, entre outros fatores essenciais para qualquer profissional que passa por transições de carreiras ou profissões. 

Auto questionamentos de coaching profissional antes de mudar de profissão

No final do processo de mudança, a tendência é que nos sintamos muito mais seguras e realizadas com a troca, seja para uma nova área, formato de atuar ou para uma nova profissão. A partir desse ponto, a pessoa, já ciente de seus pontos positivos, dos pontos a serem melhorados e totalmente consciente de si (autoconhecimento), já está finalmente apta a tocar a nova profissão sozinha e com o máximo de sucesso. 

Mas existem casos onde a pessoa mostra-se muito resistente e muito incerta sobre mudanças, mesmo que tenha identificado a necessidade da troca. Nesses casos fica complicado dar o passo inicial. Então se você está na dúvida (será que já é hora de contratar uma coach profissional e mudar de carreira?), você pode responder mentalmente algumas perguntas de autocoach que te darão um direcionamento introdutório, como, por exemplo:

  • Estou realmente insatisfeito com minha carreira / profissão?

  • Se sim, minha insatisfação é com o lugar em que trabalho ou com a carreira como um todo?

  • Posso fazer algo para melhorar minha insatisfação antes de sair do trabalho?

  • O que eu perco se trocar de profissão?

  • O que eu ganho se mudar de profissão?

Esses e diversos outros questionamentos podem te trazer um direcionamento inicial sobre o que você sente e necessita para, então, estar mais segura na hora de contratar a coach profissional e renovar de uma vez sua carreira. 

Quer saber mais sobre o que você precisa para encarar mudanças profissionais, alcançando sua plenitude profissional com segurança e assertividade? Então contrate uma sessão de mapeamento com a coach de líderes e empreendedoras Natália Folco!