O que é e o que faz um coaching profissional

0124_NATALIA FOLCO-coaching-profissional.png

Alguma vez você já parou para pensar sobre os hábitos que você possui no trabalho o que poderia mudar para melhorar seu desempenho? Essa é uma pergunta comum que passa pela cabeça das pessoas e você não precisa se desesperar. Isso não quer dizer que você seja ruim, que não é bom no que faz - muito pelo contrário. Isso é sinônimo de que você quer performar melhor e evoluir profissionalmente. Um processo de coaching profissional pode ser a resposta para este momento.

Existem diversas soluções nessa hora, mas a mais viável e que trará resultados no âmbito do trabalho é ir atrás de um coach. Mas o que faz um coach profissional? Quando é a hora certa de começar? Como um processo de coaching vai me ajudar? Bom, são várias perguntas e dúvidas, mas vamos te ajudar com isso.

O que é coaching profissional

Antes de tudo, existem diferentes tipos de coaching, que vão variar de acordo com o seu trabalho e suas necessidades. Tem o coaching empreendedor, que é para quem tem vontade de empreender, mas não sabe por onde começar e nem o que quer fazer até para quem já empreende e tem sua empresa consolidada, mas percebe que pode melhorar seus resultados ou seu equilíbrio no trabalho.

Também tem o coaching profissional, que é recomendado para auxiliar quem quer aprimorar as habilidades e competências no trabalho, assumir suas características sem receio, validando em si todo o seu potencial e encontrando mais satisfação naquilo que faz diariamente, podendo ser mais reconhecido por isso por ser um profissional melhor, mas também por ajudar as pessoas a verem isso (aprender a vender o peixe sem ser puxa-saco). Também serve quando você quer fazer uma avaliação da carreira em que está, podendo mudar os rumos de seu caminho, com leveza e segurança, além de planejamento, claro.

Dentre elas, estão envolvidos os temas de liderança, comunicação assertiva e relacionamento entre as pessoas. Qualquer um pode recorrer a esse tipo de coaching, desde cargos menores até os maiores. O importante é você ter força de vontade e querer iniciar essa caminhada para o seu desenvolvimento profissional.

Quando é a hora certa para começar

- Se você está com dúvidas sobre sua carreira;

- Se quer saber o melhor caminho a seguir;

- Se você quer descobrir e traçar os seus próximos passos profissionais;

- Se você está insatisfeito(a) profissionalmente;

- Se deseja trabalhar de forma mais produtiva, e melhorar seus resultados;

- Se quer trabalhar com mais significado e em algo que te traga mais satisfação;

- Se você quer ter mais liberdade e quer repensar seu modelo de trabalho;

- Se vem se questionando sobre empreender agora ou no futuro e quer ter mais respostas sobre se é o momento ou não.

O programa de coaching te prepara para esta jornada.

Benefícios do coaching profissional

O coaching profissional é como se fosse um terapeuta, só que voltado para a área do trabalho. Ele vai te ajudar a entender quais os seus pontos profissionais que podem ser desenvolvidos e validar os seus positivos, além de identificar onde você tem mais facilidade e dificuldade na hora de colocar a mão na massa, se você tem desafios em liderar, em trabalhar em equipe, em criar, em escrever, seja onde for.

É como se fosse um momento de autoconhecimento, onde você vai entender realmente como você é e em quais áreas você se identifica mais. Em alguns processos de coaching, há também uma atividade de mapeamento da preferência cerebral (através de questionário), onde o coach identifica qual a tendência de comportamento e forma de lidar com diversas situações do cotidiano, e identificando onde normalmente você consegue se desenvolver melhor.

Ah, e o mais interessante é que não é só entender no que você tem mais facilidade em trabalhar, e sim trabalhar técnicas que irão te estimular a navegar entre todas as partes do cérebro, conseguindo assim driblar as dificuldades e desafios que você tem em certas tarefas do cotidiano e que te impedem em evoluir. Com tudo isso claro e definido, o coach te ajudará a traçar as melhores estratégias para você melhorar e se desenvolver de uma forma mais produtiva no seu emprego.

Ao mapear e identificar os desafios que você tem no seu ambiente profissional, o coach profissional também cria um plano de ação e desenvolvimento, como se fosse uma tarefa de casa para você aplicar no dia a dia. O momento do coaching é onde você consegue abrir a mente e expandir horizontes sobre diversos assuntos relacionados à área, sendo essencial para quem quer brilhar na carreira e almeja novas conquistas profissionais.

Se interessou pelo assunto e quer se desenvolver profissionalmente? A coach Natália Folco pode te ajudar a conquistar novos resultados e satisfação, além de melhorias no trabalho!