Abri minha empresa. E agora? Veja como a prática de coaching empreendedor(a) pode te ajudar

0315_NATALIA FOLCO-coaching-empreendedor.png

Muitas mulheres empreendem por necessidade, outras por vontade. Ser uma mulher empreendedora não é fácil, há diversas tarefas para cumprir e desafios para superar. É tanta coisa para uma cabeça só que às vezes atrapalha o nosso sonho, né? Mas isso não é motivo para desistir, não. Já ouviu falar sobre a prática de coaching empreendedor(a)? Bom, pode ser aquela mão amiga nessa hora.

Cada vez mais cresce o número de mulheres empreendedoras no Brasil e no mundo. Aqui nesse texto, falamos um pouco mais sobre o empreendedorismo feminino no país. Se você está nessa caminhada, veja nossas dicas!

Desafios do empreendedorismo

Empreender é sinônimo de superar desafios. É sinônimo de ser o seu próprio chefe. É sinônimo de liderar. Dentre esses desafios, estão se destacar na concorrência, fazer sempre o diferente, buscar por inovação, gerenciar pessoas, gerenciar números (financeiro), marketing da empresa e, claro, vender. Afinal, sem as vendas a gente não consegue se manter e não deixa a empresa chegar ao sucesso (que é o nosso grande sonho). E uma das coisas principais nesse mundo do empreendedorismo é o seu negócio ter a ver com os seus valores e o que você acredita, pois se não fizer sentido, chegará um momento em que você sentirá necessidade de mudar.

Estes são apenas os principais desafios. E para você, quais deles mais te incomodam? Qual mais te dá trabalho e você tem dificuldades? Pare, pense, faça a sua listinha e reflita. O que está me impedindo de fazer esse processo da melhor forma possível? Qual a melhor forma de gerenciar minha empresa? Como eu posso melhorar? Como eu posso ajudar a minha equipe? Bom, não existe uma fórmula mágica universal, pois cada empresa possui uma particularidade, mas existem algumas técnicas que auxiliam o caminho e é justamente no que um(a) coach empreendedor(a) pode te ajudar.

O que faz um(a) coach empreendedor(a)

O empreendedorismo é “vendido” como uma carreira incrível, brilhante e que irá te trazer muita felicidade e realização. De fato pode ser, como pode ser o seu pior pesadelo se não fizer isso de forma planejada e consciente. Muita gente quebra a cara antes de crescer, é uma situação normal e faz parte do processo, mas isso pode ser evitado (e superado) se você tiver a ajuda de alguém que entende do assunto, como um coach empreendedor.

Mas, afinal, o que faz um coach empreendedor? A profissional vai te ajudar no seu desenvolvimento para ter melhores resultados dentro da sua empresa. Você conseguirá gerenciar melhor o que mais tem dificuldade como, por exemplo, as pessoas. Além disso, a prática ajuda a mapear os pontos do negócio que geram desafios, o que pode auxiliar você a chegar mais até os resultados esperados e entender quais as suas referências de sucesso.

A especialista em desenvolvimento de empreendedores, Natália Folco, utiliza uma técnica de mapeamento do seu momento empreendedor, chamado Quociente Empreendedor (QEMP). Com esse mapeamento, é possível identificar quais são os pontos do seu negócio que você deve dar mais atenção baseado em suas características individuais.

A prática de coaching empreendedor também pode te ajudar a perceber oportunidades de mercado e possíveis soluções a serem desenvolvidas para a sua empresa. Durante essa caminhada, o(a) coach empreendedor(a) te ajudará a enxergar se você está no caminho certo com o seu negócio, se você está feliz com ele ou se é mais proveitoso que você mude o ramo de atuação no mercado para que você consiga desenvolver melhor as suas habilidades e ter melhores resultados.

Existe uma diferença entre coaching empreendedor e consultoria. No primeiro, o coach se compromete com os resultados do(a) empreendedor(a) como pessoa, e não como negócio. Na consultoria, o comprometimento é o inverso, sendo maior com o negócio. Ou seja, um complementa o outro e muitas vezes são feitos em conjunto.

É, ser empreendedora vai além de apenas abrir uma empresa, né? Caso se interesse, a coach Natália Folco pode te ajudar nessa caminhada de empreendedorismo! Entre já em contato.