Autorresponsabilidade: como se tornar um profissional melhor

0531_NATALIA FOLCO_autorresponsabilidade.png

Você é o profissional que você deseja e sempre imaginou ser? Se a resposta foi sim, parabéns e continue nessa trajetória sempre evoluindo. Se a resposta foi não, o que te impede de ser um profissional melhor? Você sabe como evoluir profissionalmente? Bom, leia este texto até o fim que com certeza você passará a ver a sua vida profissional de outra forma.

Antes de tudo, o que significa “ser um bom profissional”? Essa é uma pergunta relativa, pois tudo depende do que você faz e do local em que trabalha. Mas, a base para ser considerada como um bom profissional é: fazer boas entregas, garantir bons resultados, entregar sempre no prazo e um produto com qualidade. Resultado e qualidade são as peças-chave aqui. Outro ponto importante em ser um bom profissional é ter autorresponsabilidade.

O que é autorresponsabilidade e o que dificulta você ter?

Como falado anteriormente, para ser um bom profissional é importante que você também tenha autorresponsabilidade. Podemos definir “autorresponsabilidade” como você ser responsável por suas próprias ações, ter comprometimento com você mesma, sabendo manusear o seu tempo de acordo com suas entregas. É saber se virar sozinha e tomar decisões.

Autorresponsabilidade é a capacidade racional e emocional de trazer para você mesma toda a responsabilidade por tudo que acontece em sua vida pessoal como profissional. Você sabe que é o único responsável pela vida que optou, e você está onde está porque se colocou neste lugar de alguma forma.

Nem sempre é fácil ter autorresponsabilidade, mas é ela quem nos ajuda a ser um profissional melhor. Afinal, se você tem responsabilidade por você mesma, você vai conseguir entregar tudo o que prometeu, com qualidade e resultados, para a empresa que trabalha ou para seus clientes. Quando você não se compromete com você mesma, nada flui e sai como o esperado.

O que mais dificulta uma pessoa de ter autorresponsabilidade é o medo de arriscar e se comprometer com tarefas, e com você mesma. Não tenha medo. Você é capaz e consegue ser efetiva em suas entregas, se isso faz sentido para você. É só querer, colocar a mão na massa e se esforçar pelo resultado. E claro, muito comprometimento. Acredite - se prepare - e faça acontecer.

Dicas de como se tornar um profissional melhor

Ser um profissional melhor não é difícil. O mais importante é você querer e colocar a mão na massa para fazer isso acontecer. Coloque a autorresponsabilidade em prática e veja como isso faz a diferença no resultado final como profissional. Ao se comprometer consigo mesma e estipular metas internas, você se esforça para entregar mais, com qualidade e resultados.

Além disso, algumas dessas dicas também podem te ajudar a ser um profissional melhor, como:

1) Identificar quais são seus pontos de melhoria no trabalho - só conseguimos melhorar aquilo que conseguimos identificar, portanto mapeie seus pontos de melhoria, sejam eles comportamentais ou técnico;

2) Entender a sua comunicação como um instrumento de trabalho - saber passar a mensagem com clareza, objetividade e de forma empática;

3) Saber priorizar tarefas e fazer gestão do tempo - Fazer a gestão das suas tarefas e suas atividades e do seu tempo é um desafio constante, mas existem diversas ferramentas para gestão do tempo.Buscar melhoria educacional contínua - Quais cursos estão na sua lista? Importante ter uma visão de longo alcance de como você pode se aprimorar continuamente, seja de forma técnica ou de liderança. Destine 5% de todo o seu salário ou receita de forma contínua para realizar cursos. Um curso está maior do que este valor? Junte dinheiro até conseguir fazê-lo;

4) Tenha metas profissionais - Sua empresa não te dá metas? Crie-as. É muito importante ter referências da entrega do seu trabalho, seja na empresa em que trabalha ou na sua própria empresa. Isso ajuda a entender sua produtividade e resultados;

5) Faça networking - entenda o seu mercado profissional, independente do seu nível de atividade ou atuação. Seja empresário ou profissional, esteja ativo na sua rede de contatos como benchmarking ou oportunidade de negócios.

Gostou das dicas para ser um profissional melhor e ter autorresponsabilidade? Aproveite e conheça o trabalho da coach Natália Folco, que ajuda profissionais e empreendedores a se conhecerem mais e se desenvolverem de forma ampla e eficaz. Agende já um mapeamento de objetivos gratuito!


 
Equipe Natália