7 fatos que estão te deixando menos produtiva no trabalho

post x7.png

Ser produtiva no trabalho é uma questão relativa. Para muitas, produtividade é sinônimo de fazer várias tarefas no mesmo dia, enquanto para outras é sinônimo de entregar as tarefas bem feitas, por mais que demorem um pouco mais. Mas a principal questão é: o que interfere na sua rotina de trabalho que está te deixando menos produtiva?

Existem diversos fatos que podem entrar na lista do que diminui a produtividade no trabalho, porém aqui iremos listar os principais e que mais tem impacto no dia a dia das empresas. Confira:

1) FALTA DE UMA BOA NOITE DE SONO

Trabalhar com sono é terrível, não? Com certeza você já passou por um dia de trabalho assim e não conseguia fazer nada direito, quase fechava os olhos toda hora e a única coisa que não saía da sua mente era querer dormir ali. É impossível ser produtiva no trabalho quando o nosso corpo está cansado e com sono, por isso é importante sempre ter boas noites de sono e relaxar fora do trabalho.

Uma dica que pode te ajudar no sono é antes de dormir tomar chá, escutar músicas calmas e meditar, tudo isso vai ajudar o corpo a entender que é hora de descansar e relaxar. Assim, sua produtividade só tenderá a aumentar! Outra dica boa: se você está muito agitada mentalmente e pensando em muitas coisas é melhor anotar o que vem à mente antes de dormir (veja bem, não é a hora de resolver todos os problemas e desafios que você tem), isso ajuda a liberar a carga mental e você pode lidar com tudo isso nos dia seguinte pela manhã. Se você tiver problemas com sono, procure um especialista para te ajudar nessa caminhada.

2) DISTRAÇÕES EM REDES SOCIAIS

As redes sociais são ótimas companheiras, mas não no nosso período de trabalho. Elas fazem parte do time “o que diminui a produtividade”. Você não precisa ficar o dia todo sem acessar elas, mas faça isso no períodos de breaks ou intervalos para comer e ir ao banheiro. Se usadas durante uma tarefa do trabalho, elas podem quebrar a sua linha de raciocínio fazendo com que você demore muito mais para completar aquele job. Por isso, quando pensamos em como aumentar produtividade, elimine as redes sociais no horário comercial. Isso vale para o celular também. Você pode utilizar nas pausas da técnica Pomodoro, falado em outros artigos.

3) FICAR DE OLHO NO RELÓGIO O TEMPO TODO

É sempre bom supervisionar o tempo que a gente tá levando em cada tarefa para conseguir dar conta de tudo no dia, mas não fique vidrada nisso. Olhar toda hora no relógio é como se fosse uma bomba relógio e acabará afetando a sua produtividade no trabalho de maneira negativa. Por isso, olhe de vez em quando só para ter noção do tempo.

4) MUITOS PAPÉIS NA MESA DE TRABALHO

Este é um item que muitas pessoas não percebem, mas afetam completamente a produtividade no trabalho. Muitos papéis em cima da mesa de trabalho afetam a nossa capacidade de concentração, levando a nossa atenção para eles e não para o trabalho que precisa ser feito. Se você quer outra dica de como aumentar produtividade, sempre que possível deixe o ambiente de trabalho o mais clean possível para não desviar a atenção.

5) NÃO PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS

Nós ficamos muito tempo trabalhando na frente de um computador por dia e isso é fato que pode ajudar no estresse do nosso corpo. É importante se exercitar para acalmar a mente e liberar hormônios como a serotonina, que é a substância que nos dá sensação de prazer. Além de ficarmos mais felizes com a prática, conseguimos nos permitir se concentrar mais no trabalho e ainda contribuímos com a saúde.

6) FALTA DE OTIMISMO

A falta de otimismo no trabalho é um problema frequente e que afeta as pessoas. O pessimismo é um fator que só vai ajudar você a prorrogar uma tarefa ou simplesmente não conseguir finalizá-la. Acredite no que você está fazendo e que aquilo terá um ótimo resultado. Acredite no seu potencial e como você pode transformar aquela tarefa chata em algo legal ou que gera aprendizado. Você tem o poder de deixar tudo mais alegre e produtivo! Já reparou que quando estamos felizes rendemos mais?

7) NÃO FAZER BREAKS

Os breaks no período de trabalho são importantíssimos para que o nosso corpo e a nossa mente volte a funcionar, aumentando a produtividade no trabalho. Já percebeu que fazer uma tarefa longa sem parar parece que nos suga mais e demora mais tempo? Quando você perceber que está com bloqueios mentais, pare e faça um break de cinco minutos, pode ser para tomar um café ou fazer um lanchinho. Você vai voltar renovada e será muito mais produtiva para terminar a tarefa!

Agora é hora de anotar todas essas dicas e colocá-las em prática. Todo mundo pode ser uma pessoa mais produtiva no trabalho, é só encontrar os pontos que estão te afetando. Para isso, a coach Natália Folco pode te ajudar a identificar o que está te deixando menos produtiva, como você pode melhorar e onde é importante treinar hábitos. Fale já conosco!