Como o método Marie Kondo pode ser usado no trabalho

marie-kondo-produtividade-organizacao.png

Quando falamos sobre organização, muita gente pira. Diversas pessoas amam organizar tudo, enquanto outras milhares podem até gostar, mas têm alguma dificuldade com isso e acabam se perdendo no caminho. A organizer japonesa Marie Kondo foi a salvação para ajudar essas pessoas, trazendo diversas técnicas para ajudar na organização e que possuem resultados reais.

Muitas das técnicas de Marie Kondo podem ser usadas além da organização da casa, como para organização da vida, do trabalho, até de onde você nem imagina. Ela criou o método KonMari e escreveu um livro, “A mágica da arrumação”, que de tão bom viralizou e já vendeu mais de 2 milhões de exemplares no mundo todo. Recentemente, Kondo também ganhou a sua série no Netflix, “Ordem na casa” onde ajudou algumas famílias a colocarem a vida no lugar. Tá, mas e como funciona essa mágica?

COMO FUNCIONA O MÉTODO KONMARI

Marie Kondo não pensa só no “temos que jogar fora”. Pensa também nos sentimentos que os objetos têm em nossas vidas e qual o real significado deles para nós. Porém, a vida é feita de fases, né? Ontem você gostava de uma coisa, hoje não gosta mais. O ontem é passado. E temos que viver o presente. Então pare e pense: qual o real valor desse objeto para você? Pensou demais? Então é tchau!

Para Kondo, é importante organizar e também se desfazer de objetos. Não adianta você liberar o espaço de algum lugar e passar o objeto para outro lugar e ele ficar guardado lá, largado às traças só porque você tem dó de jogar fora ou repassar. Com isso surge um dos conceitos mais importantes para Marie: o efeito rebote. Ele começa a funcionar quando as pessoas querem arrumar um lugar e separam tudo o que não usam, passando para frente o desnecessário.

No método Marie Kondo, arrumar não é guardar. Arrumar é eliminar da sua vida o que não te faz feliz mais. Aquela blusa azul te fez feliz no passado, você a usou muito, mas hoje não a usa mais. Por ter essa relação sentimental com o objeto, a gente fica tentando guardar na esperança de usá-lo novamente alguma vez.

O KonMari te ajuda com isso. O mais peculiar do método é como nos desfazemos do objeto. Pegue sua blusinha, sinta sua energia, entenda se ela ainda faz sentido em sua vida. Se não fizer, agradeça por todos os momentos que ela te proporcionou e diga adeus. É um ritual, mas que para Kondo faz toda a diferença e não deixa a culpa no corpo.

COMO APLICAR O MÉTODO DA MARIE KONDO NO TRABALHO

Se a gente pode aplicar em casa, a gente também pode aplicar no trabalho e na vida, onde a gente quiser. O método da Marie Kondo pode ser aplicado de forma a organizar melhor as suas tarefas e com isso ser mais produtivo.

O que Marie Kondo nos ensina sobre nossa vida pessoal e profissional?  

1. Devemos valorizar e gostar de cada coisa que existe em nossa vida - nem tudo conseguimos ter em nossa vida, mas a verdade é que devemos valorizar cada coisa que temos como um primeiro passo para avançarmos e termos "coisas" melhores. Isso não está restrito às coisas físicas, mas emprego, relacionamento, sentimentos, etc. Valorizar e exercitar a gratidão faz com que olhemos pro que temos de forma positiva, ajudando a fluir nossas ações.

2. Aquilo que não serve mais, devemos agradecer e "liberar" - todos os excessos bloqueiam espaço para o novo em nossa vida. Coisas que não nos servem mais nos lembram que somos inadequados para ele. Coisas que guardamos para um imprevisto, faz com que esperemos esse imprevisto. Coisas que fazem parte do passado e não nos trazem alegria no presente ou futuro devem ser agradecidas e "liberadas" para alguém que possa servir. Isso vale para emprego, roupas, relacionamento, etc.

3. Nossa bagunça física reflete uma bagunça interna - quando estamos organizados em nosso espaço físico, transferimos essa organização para nossas decisões, pensamentos mais ordenados, facilidade em visualizar nossas opções e escolhas (assim como ela mostra nas roupas do armário). Conseguimos ver todos os nossos recursos, pois existem menos distrações

4. Todas as coisas possuem lugar em nossa casa, assim como tudo o que faz sentido de atividades pessoais e profissionais devem ter o seu lugar e momento "certo" de existir em nossa vida. Se eu estiver no cinema pensando no trabalho que não entreguei, estou fazendo mal as duas coisas. Se estou fazendo uma atividade pensando em outra, como acha que ela vai sair? Da sua melhor forma? Ou seja, precisamos de presença.

5. Não devemos arrumar a bagunça alheia, cada um é responsável por organizar e manter seu próprio espaço, no caso, sua própria vida. Se você estiver tentando consertar o espaço (vida de alguém), você não está fazendo da melhor forma. Ofereça ajuda, mas não faça por ela.

Aqui você pode encontrar algumas dicas de como ser mais produtivo no trabalho e como se organizar melhor. Com essas dicas e o método da Marie Kondo, você com certeza irá se sentir bem mais feliz e com sentimento de gratidão ao final de cada expediente. Tudo passará a ser mais leve e fará mais sentido.

A série da Marie Kondo na Netflix, “Ordem na casa”, e o seu livro “A mágica da arrumação”, falam muito mais sobre organização e como manter isso em dia, mostrando os desafios e como superá-los da melhor maneira. Não deixe de conferir para entender melhor sobre o método KonMari :)

Mas, se você ainda precisar de ajudar e não saber se organizar, a coach Natália Folco também pode te ajudar a colocar ordem no trabalho e tudo no lugar, como você sempre sonhou. Já ouviu falar em coaching profissional e coaching empreendedor? Pode ser a solução da sua vida profissional!