6 exemplos de liderança feminina pra você se inspirar

BLOG POSTS - Documentos Google - Google Chrome 2019-04-29 12.01.50.png

Estar entre os cargos mais alto de uma empresa já é difícil. Quando falamos de uma mulher liderando, aí que vem o preconceito em forma de barreiras e dificulta a situação. A liderança feminina, infelizmente, ainda é um tabu no Brasil e no mundo afora. A igualdade de gênero nas empresas é uma luta grande e que não devemos desistir jamais. Hoje em dia, já existem diversos casos de mulheres no poder para você se inspirar.

De acordo com estudo “Delivering through diversity”, feito pela McKinsey, as empresa lideradas por mulheres conseguem ter lucros maiores. Os rendimentos são, aproximadamente, 21% acima da média, de acordo com os dados coletados em 12 países com mais de mil empresas. Ou seja, a aceitação das mulheres no poder é algo que precisa ser tratado mais a fundo.

As mulheres não precisam ter medo ou se sentirem incapazes de chegar ao topo. Para ajudar, listamos alguns casos de inspirações para mulheres no poder. Confira!

CRISTINA PALMAKA, DA SAP BRASIL

Cristina Palmaka é uma das inspirações no setor de TI quando falamos de liderança feminina. Ela atua no setor há mais de 30 anos, virou CEO da SAP Brasil em 2013 e está lá até hoje. Em 2017, ela foi eleita pela Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo, como uma das melhores CEOs do Brasil, ficando entre as 25 mulheres. Também recebeu o prêmio “Gestor do Ano”, do Six Sigma Brasil.

Além disso, a SAP conquistou o certificado “Economic Dividends For Gender Equality”, por conta do compromisso que a empresa tem com a igualdade de gênero. Este ano pude ver sua palestra e fiquei encantada com sua forma de ver o desenvolvimento das mulheres na liderança e o quanto foi importante ter pessoas que a impulsionaram também e acreditaram nela, e sua coragem em aceitar o desafio em uma área tão masculina quanto a área de TI. Essa mulher é para se inspirar mesmo.

CRISTINA JUNQUEIRA, DA NUBANK

Cristiana Junqueira é cofundadora da empresa Nubank junto com o americano Edward Wible e o colombiano David Vélez. A empresa que é considerada uma fintech, foi fundada em 2013 e conseguiu mudar a relação dos consumidores com os bancos, sendo a pioneira a fornecer um cartão de crédito gratuito, sem custo algum, e totalmente digital. Palmas para a Cristina e sua brilhante mente!

FIAMMA ZARIFE, DO TWITTER

Fiamma conquistou uma maior visibilidade com seus projetos inovadores, chegando ao Twitter em 2015 como diretora de desenvolvimento de agência. Em meados de 2017, ela subiu de cargo e se tornou diretora-geral do Twitter no Brasil, criando estratégias para fazer a marca se fortalecer por aqui e ajudando com os resultados financeiros. Ela foi a mulher que fez com que a empresa continuasse e voltasse para a mente dos brasileiros. Aqui fica uma dica: não desista e acredite no empoderamento feminino. :)

JANETE VAZ E SANDRA COSTA, DO LABORATÓRIO SABIN

Janete e Sandra são sócias há mais de 30 anos e fundaram o famoso Laboratório Sabin. Elas se conheceram em um laboratório de pequeno porte em Brasília e hoje ele é considerado um dos 10 maiores laboratórios do Brasil, com mais de 200 unidades no país. Quem disse que um grande sonho não se realiza com muita dedicação e persistência? As mulheres podem, sim!

CHIEKO AOKI, REDE BLUE TREE HOTELS

Chieko Aoki é uma empresária nipo-brasileira, fundadora e presidente da rede Blue Tree Hotels. Em dez anos, a empresária transformou a rede em uma das maiores cadeias hoteleiras do país e benchmark em excelência de serviços no setor. Lá em 2013, ela foi classificada pela revista norte-americana Forbes como "a segunda mulher de negócios mais poderosa do Brasil" ] e escolhida pelo jornal Valor Econômico dentre as melhores executivas brasileiras. Vale acompanhar essa mulher inspiradora!

LUIZA HELENA TRAJANO, DA MAGAZINE LUIZA

Uma das maiores empresas de varejo do Brasil, a Magazine Luiza foi fundada pelos tios de Luiza Helena Trajano. Ela passou por diversos departamentos na empresa e finalmente assumiu o comando em 1991. Com muita persistência e com espírito empreendedor, ela expandiu a rede do interior de São Paulo para o país todo, além de transformar a empresa em um e-commerce de sucesso.

Você sabia que a Magazine Luiza deu origem ao primeiro modelo de comércio eletrônico do mundo? Ainda na década de 1990, a empresa levou seus negócios para a internet e criou o conceito de loja virtual, sendo um dos maiores representantes do e-commerce no Brasil. Que exemplo grande de liderança feminina! Tenho o privilégio de a acompanhar mais de perto, através de um grupo de mulheres que participo, e posso dizer que além de uma líder exemplar, ela acima de tudo é muito humana em suas relações e intenções, talvez esse seja um dos segredos já revelados como eficaz.

LUZIA COSTA (SÓBRANCELHAS)

Luzia entrou no ramo de sobrancelhas na adolescência, lá em Minas Gerais. Após casar, ela passou por alguns problemas financeiros e resolveu montar o seu próprio negócio, que era um local de depilação, massagem e design de sobrancelhas, tudo isso lá em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo.

O seu ponto fez tanto sucesso que ela resolveu abrir o primeiro salão em 2013, que posteriormente virou uma rede de franquias e hoje conta com mais de 200 lojas em todo Brasil e expansão na Argentina e na Bolívia. Que história inspiradora de liderança feminina!

Tem diversas outras inspirações para mulheres sobre liderança feminina para compartilhar e elas são motivações para nós não desistirmos, e sim persistirmos. Para te ajudar nessa caminhada, a coach Natália Folco pode te dar dicas incríveis, além de um coaching inspirador para a sua carreira!