Empreendedor: 5 formas para se organizar e não procrastinar (mesmo sendo algo irresistível)

procrastinação-produtividade.jpg

Qual o segredo para não procrastinar e conseguir concluir todas as suas tarefas e objetivos? Eu vou te mostrar 5 formas para se organizar e conseguir completar essa missão quase impossível.

Por que deixar pra amanhã o que você pode fazer depois de amanhã, não é mesmo? Se você está levando esta frase como um lema pra sua vida, preciso te dizer: você está flertando com a procrastinação e trilhando um caminho terrível para a vida de qualquer empreendedor.

Mas, se está lendo este texto é porque provavelmente já notou o quanto a falta de organização pode ser prejudicial para a sua vida profissional. E, possivelmente, está tentando mudar essa perspectiva. Ótimo! Agora é a hora de saber quais são os vilões da sua produtividade e aprender como enfrentá-los.

Procrastinação: O que é e como sobreviver a ela?

Procrastinar é adiar ou atrasar algo. Deixar para depois. Colocar uma determinada tarefa naquele pedacinho do espaço-tempo chamado “amanhã”, onde muita coisa se esconde.

Geralmente, no amanhã ficam todas as coisas que não são urgentes ou que não estamos com vontade de fazer.

Mas a parte ruim é quando a gente acaba jogando nesse porão escuro da nossa vida, aquelas tarefas que deveriam ser feitas o quanto antes. É nesse momento que procrastinar se torna um grande problema.

Os principais motivos que nos levam a procrastinar são a falta de organização, desmotivação e uma certa incapacidade de lidar com tarefas que não são tão prazerosas.

Por isso, um procrastinador nato nunca vai deixar de jantar com a família ou amigos, mas vai adiar facilmente a entrega de um relatório. Essa capacidade de fazer o que tem que ser feito na hora é o que diferencia os produtivos dos procrastinadores.

Por outro lado, a procrastinação é algo natural ao ser humano, mas deve ser treinada como muitos outros hábitos que temos. Assim como tomar sorvete ou comer chocolate é bom, não devemos fazê-lo todo o tempo, certo?

Como se organizar melhor e acabar com a procrastinação na hora errada?

Manter a organização e afastar a procrastinação da sua vida pode se tornar um hábito. E, como qualquer hábito, ele precisa ser construído com paciência e muito empenho.

Se alguém te falou que é só baixar um aplicativo ou fazer uma simples técnica e você vira uma máquina produtiva, sinto em te dizer, mas isso não é verdade!

Esse é um processo complicado, mas que pode ser alcançado com uma boa dose de força de vontade. Como já escrevi em outro artigo, uma das principais formas de se organizar e conquistar seus objetivos é focar no resultado.

E pra isso, é preciso que você saiba se planejar, tanto nas tarefas diárias, quanto nos seus objetivos no médio e longo prazos.

1 - Elimine as distrações

Uma boa forma de começar a sua organização é identificando e eliminando as distrações que atrapalham sua rotina. Não adianta você fazer um planejamento do seu dia, delegar tarefas, botar tudo no papel, se na hora que é preciso executar, algumas coisas ficam te distraindo.

Portanto, na hora de botar a mão na massa, atenção total ao que deve ser feito. Bote o celular no silencioso, tire algumas notificações, vire ele com a tela pra baixo pra você não ver tudo que aparece na tela.

No seu computador, feche as abas das redes sociais, tire os alertas de email. Eliminando estas pequenas distrações, você conseguirá dar um boost na sua produtividade, mantendo o foco no que interessa e no que traz resultado de verdade.

2 - Conheça e aplique a Técnica Pomodoro

A Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo, desenvolvido por Francesco Cirillo, no final dos anos 1980. Eu, particularmente, gosto muito, pois foi crucial para melhorar a minha própria produtividade. E ela ajuda e direcionar a procrastinação. Você irá entender como adiante.

Nessa técnica você fraciona o tempo em escalas produtivas de 25 minutos e, neste tempo, trabalhar focado, sem distrações para realizar uma tarefa. Depois para por 5 minutos pra fazer qualquer coisa que não seja relacionada ao trabalho, como tomar um café, ou seja, procrastinar. Então volta e repete isso por mais 4 vezes, junto com as pequenas pausas. Ao final desses 4 períodos você faz uma pausa maior, de 15 a 30 minutos.

3 – Use aplicativos que te ajudem a ser mais organizado

Hoje nós temos diversos ajudantes bem na palma das nossas mãos. Podemos utilizar vários apps e sites pra nos auxiliar na busca pela alta produtividade. Neste e-book, inclusive, listei algumas técnicas e aplicativos que costumo usar e que, com certeza, vão acabar de vez com a procrastinação.

4 – Aprenda a fazer a gestão do seu tempo

O dia é igual pra todos. Todo mundo dispõe de 24 horas pra fazer suas tarefas. Mas algumas pessoas parece que conseguem fazer muito mais que outra. O segredo é a gestão do tempo. Quanto melhor você conseguir aproveitar cada segundo, maior será sua produtividade.

No e-book que disponibilizei de graça pra você, eu falo um pouco sobre a matriz da gestão do tempo, que consiste basicamente em definir 4 quadrantes para suas tarefas: importante, não importante, urgente e não urgente.

Assim você consegue organizar aqueles afazeres que vão precisar de um maior foco e empenho de sua parte, aprendendo a dar importância para aquilo que realmente interessa.

5 – Busque toda a ajuda possível

Você não precisa tentar fazer tudo sozinho. Adquirir o novo hábito de ser produtivo é uma tarefa difícil. Por isso, leia, busque conteúdo interessante e enriquecedor, baixe e-books que ajudem a eliminar dias improdutivos, use e abuse de técnicas e aplicativos que facilitem a luta contra a procrastinação.

E, se for preciso, busque ajuda profissional de um Coach. Inclusive, se quiser, posso te ajudar. E mais: a primeira sessão é cortesia!

Agora só depende de você. Pare de procrastinar (em excesso) e comece agora mesmo a trilhar seu caminho para o sucesso!