Como encontrar equilíbrio entre vida pessoal e profissional

trabalho-vida-pessoal.jpg

As inovações tecnológicas facilitaram bastante a nossa vida. Mas, em contrapartida, o acesso a informação tornou tudo mais rápido. Tornou, também, o trabalho mais dinâmico e nos inundou com milhares de estímulos ao mesmo tempo.

Nossa vida profissional está mais agitada do que nunca. Está cada vez mais difícil encontrar o equilíbrio pessoal. E para a mulher profissional ou empreendedora, este é um desafio maior ainda.

Ansiedade e depressão

Alguns números comprovam o que a gente já percebe. Uma pesquisa da Isma-BR, representante no país da International Stress Management Association, organização sem fins lucrativos que se dedica a pesquisar sobre o tema, chegou à conclusão de que 9 em cada 10 brasileiros no mercado de trabalho apresentam sintomas de ansiedade, de vários níveis, do mais leve ao mais extremo.

E aproximadamente 47% sofre de algum nível de depressão, que chega a ser recorrente em até 14% dos casos. Impressionante e preocupante, não é mesmo?

Isso tem proporções ainda mais catastróficas para a mulher empreendedora, que precisa trabalhar, suportar a pressão e a descrença da sociedade, se provar a cada dia e ainda ter tempo para sua vida pessoal. Sem falar nos cuidados com os filhos e a com a casa, que toma em média 20,9 horas semanais da mulher, enquanto que estas tarefas consomem dos homens apenas 11,1 horas semanais.

Encontrar este equilíbrio entre pessoal e profissional se tornou o Santo Graal de muitas delas.

Mas, ao contrário do Santo Graal, a gente sabe como encontrar este equilíbrio pessoal. Talvez seja difícil conseguir, mas veja minhas próximas dicas e, certamente, você vai encontrar saídas para seus dilemas relacionados ao equilíbrio pessoal e à qualidade de vida.

Você e sua saúde em primeiro lugar!

Muitas vezes, a gente acaba cuidando de tudo e de todos à nossa volta e acabamos nos esquecendo de uma das pessoas mais importantes na nossa vida: nós mesmas!

Só é possível ter equilíbrio pessoal e profissional se você estiver de bem com você, com seu corpo, com sua saúde. Por isso, não deixe pra depois os cuidados com você mesma.

E isso vai desde o básico, como ir fazer um check-up anual ou cuidar de uma doença, até cuidados mais cotidianos como se alimentar melhor, fazer exercícios, praticar yoga e outras atividades capazes de melhorar a saúde da sua mente, como sair com as amigas, com o namorado ou marido, brincar com os filhos e viajar.

Você precisa encontrar alternativas para manter sua saúde física e mental em bom estado. Só assim você vai poder prosperar na vida pessoal e profissional. Para isso, é muito importante que você consiga seguir a nossa próxima dica e comece a se organizar melhor para manter uma boa produtividade e conseguir ter mais tempo pra você.

Organização e produtividade: Seus melhores aliados

Para encontrar o equilíbrio entre pessoal e profissional você precisa estar atenta a sua organização. Este aspecto reflete diretamente em sua produtividade. Se você não se organizar vai começar a trabalhar mais e produzir menos. Vai sentir que está apenas apagando pequenos incêndios durante o dia inteiro, mas sem sair do lugar rumo aos seus objetivos.

O estresse vai aumentar. Você passa a querer trabalhar mais, pois acredita que tem pouco tempo para cumprir com suas obrigações profissionais. E, assim, perde oportunidades de estar com sua família e amigos, de se divertir, relaxar. Isso acaba com sua saúde física e mental.

Não adianta trabalhar até tarde, nem nos fins de semana. O que você precisa é aprender a eliminar dias improdutivos da sua rotina e conseguir se organizar melhor para produzir mais em menos tempo. Não é fácil.

Mas para conseguir este equilíbrio entre pessoal e profissional é preciso que você aprenda a se tornar mais organizada em tudo que faz. É necessário que você não tenha medo de seguir minha próxima dica, caso não esteja conseguindo isso sozinha.

Uma coach pode te ajudar a encontrar este equilíbrio pessoal e profissional

Muitas vezes, nos vemos em um buraco fundo e, por mais que a gente tente, não conseguimos sair dele. Não sem alguém que nos jogue uma corda ou nos dê a mão.  Encontrar esse equilíbrio entre pessoal e profissional não é nada fácil de encontrar sozinha. Por isso, se você tiver dificuldades, não hesite em procurar ajuda, inclusive com uma coach.

Sessões de coaching podem ajudar você, mulher empreendedora, a traçar seus objetivos, encontrar seus pontos fracos e fortes, saber quais suas insatisfações, quais suas dificuldades e desafios.

A partir daí, com exercícios, reflexões e através de planos de ações com metas e tarefas específicas, você pode encontrar um caminho para o sucesso.

Dessa forma você passa e enxergar sua evolução a cada dia, fica mais ciente do seu poder pessoal e começa a superar suas dificuldades, expandindo sua zona de conforto e, finalmente, conseguindo encontrar o equilíbrio entre pessoal e profissional.

Você tem o poder de mudar sua vida! Basta dar o primeiro passo e acreditar no seu potencial! Marque uma primeira consulta gratuita comigo!