A virtude mais importante para o sucesso: Comprometimento

comprometimento-sucesso-objetivo-coachingempreendedor.jpg

Você está realmente comprometido com o objetivo que traçou? Sem comprometimento não há conquistas. Não deixe para entender isso da pior maneira.

Podemos falar sobre diversas atitudes que levam ao sucesso: planejamento, inovação, criatividade. Mas nada disso existe se não houver comprometimento em busca dos resultados.

Assim como em um relacionamento entre duas pessoas, é necessário um comprometimento quase passional para realizar projetos. Em um namoro, por exemplo, nos comprometemos a ser fiel àquela pessoa, estar junto e apoiar em todas as situações. Para alcançar o sucesso é preciso iniciar um namoro com aquele objetivo que traçamos, sendo fiel a ele, sem perder o foco.

Não há sucesso sem comprometimento

O dicionário define comprometimento como a ação de comprometer ou se comprometer com alguém ou alguma coisa. Sua origem em latim compromissus, indicava o ato de fazer uma promessa recíproca e requer responsabilidade da parte de quem se compromete.

Entrar em um compromisso com alguém significa que estamos fazendo uma promessa recíproca em que ambos juram manter seu amor, sua fidelidade. Da mesma forma, comprometer-se com um projeto nos tornará fieis a ele e seus resultados.

Goethe em seu livro "O Poder do Comprometimento" nos dá uma excelente explicação do porque é tão necessário se comprometer com o sucesso de um projeto, sem abrir espaço para hesitação e exceções: "Enquanto não estivermos comprometidos poderá haver hesitação, a possibilidade de recuar e, sempre, a ineficácia”.

Comprometimento requer um propósito claro e forte

A hesitação e as dúvidas surgem quando não temos claramente definidos quais os propósitos, objetivos e recompensas que esperamos conseguir. Por isso é tão importante, antes de qualquer coisa, ter muito claro o motivo, o propósito daquela meta, seja pessoal ou profissional.

Por que você quer uma promoção no emprego atual? Por que quer obter o dobro de clientes? Por que deseja criar mais uma unidade da sua empresa? Você precisa saber o que deseja com isso e quais os benefícios que almeja alcançar, assim mais facilmente mantêm-se a disciplina e a capacidade de contornar obstáculos.

Quando definimos nossa meta, planejamos o que deve ser feito, as etapas, as recompensas e aqueles que nos ajudarão a concluir este objetivo, tudo começa a fluir e nos mover em direção ao resultado almejado.

“Todo um fluir de acontecimentos surge a nosso favor como resultado da decisão, todas as formas imprevistas de coincidências, encontros e ajuda material que nenhum homem jamais poderia ter sonhado encontrar em seu caminho”. Goethe

Toda longa jornada nasce de um primeiro passo

Um carro gasta mais energia para se colocar em movimento, sair da inércia, do que para continuar em uma velocidade constante. Você também precisa de muito mais força para se levantar da cama, do que para continuar ativo durante o dia depois que já acordou. Sair da inércia é a parte mais complicada.

Mas, da mesma forma que você se esforça para levantar da cama por algum motivo, quando cria um propósito forte e se compromete com isso está sempre se mantendo ativo e criando força pra sair da inércia.

Assim, quando nos colocamos em movimento, em uma direção que faz sentido para nosso caminho, existe um fluir natural dos acontecimentos, que "quanticamente" conectam pessoas, oportunidades, lugares e escolhas para que o resultado aconteça.

É mais ou menos o que acontece quando estamos com fome e vamos em direção a geladeira, sabendo que lá tem um pedaço de bolo a nossa espera. Mesmo se alguém lhe interrompe no meio do caminho, você contorna isso e sabe que logo alcança o seu objetivo e sacia sua fome. Você já sabe o que fazer, onde está o seu bolo e a recompensa que terá ao comê-lo. O seu propósito é matar a sua fome e você se compromete com isso.

Isso também acontece na sua vida pessoal e profissional, com a diferença que a sua fome pode ser de sucesso, reconhecimento, dinheiro, tranquilidade. Mas sabendo o que procurar, onde e a recompensa que terá, ficará muito mais fácil.

Mais uma vez citamos Goethe para lhe mostrar a importância do comprometimento em busca do sucesso:

"Em relação a todos os atos de iniciativa (e de criação) existe uma verdade elementar, cuja ignorância mata inúmeros planos e ideias esplêndidas: no momento em que, definitivamente, nos comprometemos, a providência divina também se põe em movimento”.

Então basta se comprometer com esse objetivo, dar o primeiro passo. Tenha a coragem de fazer para ter a felicidade de conquistar.