Saiba as diferenças entre coaching profissional e coaching empreendedor

coaching-empreendedor-profissional.png

Há momentos na vida em que começamos a sentir dificuldades no trabalho, às vezes nos sentimos perdidos e não sabemos direito como prosseguir e como atingir o nosso melhor desempenho dentro do emprego no qual estamos. Por isso, muitas pessoas chegam a recorrer a coaches para ajudar nessa caminhada.

Antes de você buscar a ajuda de um coach, é necessário entender qual o tipo de coaching você precisa. De acordo com suas necessidades, ele vai te ajudar a adequar as suas prioridades no trabalho, o melhor jeito de desenvolver as suas qualidades e habilidades, como motivar a sua equipe e saber se você está no ramo e caminho certo. Os dois tipos mais conhecidos são o coaching profissional e o coaching empreendedor. Aí entra a dúvida: qual deles tem mais a ver com a você? Confira abaixo!

COACHING PROFISSIONAL

O coaching profissional é recomendado para auxiliar quem quer aprimorar as habilidades e competências no trabalho e ser um profissional melhor. Dentre elas, estão envolvidos os temas de liderança, comunicação assertiva e relacionamento entre as pessoas. Qualquer um pode recorrer a esse tipo de coaching, desde cargos menores até os maiores.

Além disso, esse tipo de coaching pode te ajudar a mapear e identificar os desafios que você tem em sua forma de atuar profissionalmente, conseguindo criar assim um plano de ação e desenvolvimento. É um momento em que você consegue abrir a mente e expandir horizontes sobre assunto, sendo essencial para quem quer brilhar na carreira e almeja novas conquistas profissionalmente.

COACHING EMPREENDEDOR

Já o coaching empreendedor é recomendado para você que é dono de um negócio ou CEO, ajudando no seu desenvolvimento para ter melhores resultados em sua empresa. A prática ajudará a mapear os pontos do negócio que geram desafios, auxiliando você a compreender melhor os resultados esperados e entender melhor quais as suas referências de sucesso.

Além disso, o coaching empreendedor também te ajuda a perceber oportunidades de mercado e possíveis soluções a serem desenvolvidas para a sua empresa. Durante essa caminhada, ela te ajudará a enxergar se você está no caminho certo com o seu negócio, se você está feliz com ele ou se é bacana mudar o ramo de atuação para que flua melhor suas habilidades.

Existe uma diferença entre coaching empreendedor e consultoria. No primeiro, o coach se compromete com os resultados do empreendedor como pessoa, e não como negócio. Na consultoria, o comprometimento é o inverso, sendo apenas com o negócio. Ou seja, um complementa o outro e muitas vezes são feitos em conjunto.

CASOS PARA INSPIRAR

Se você se interessou pelo tema e está em busca de ajuda, a Natália Folco atua como coach profissional e coach empreendedora, te ajudando a encontrar os melhores caminhos para que a sua vida profissional alavanque e você seja feliz e satisfeita com ela.

Natália conta que já houve casos de clientes que estavam na caminhada de coaching empreendedor e resolveram mudar completamente suas vidas. Um dos resultados foi a pessoa perceber que queria mudar de segmento, que aquele tema o fazia infeliz e não conseguia colocar suas habilidades em prática. Em outro caso comentado, o coaching fez com que o indivíduo abrisse a mente e entendesse que ele tinha potencial em outras áreas também, e acabou investindo em outros e-commerces de diversos segmentos. Ela é especialista no desenvolvimento de Empreendedores pelo Método QEMP, da Clinton Education.

Ficou interessado pelo assunto? Continue acompanhando o nosso blog e as redes sociais para estar sempre por dentro das novidades sobre temas de coaching e desenvolvimento profissional!