5 passos para se tornar um empreendedor de sucesso

Muitos acham que ser empreendedor é fácil, porém o caminho não é por aí. O empreendedorismo requer grandes responsabilidades, habilidades e afinidade com o que você faz. Afinal, uma empresa só irá para frente se for bem dirigida, seguir regras e ter metas, mas uma dose de paixão e resiliência traz o fôlego pros desafios diários. Para você ser um empreendedor de sucesso, é importante que você tenha bastante clareza sobre você, o seu negócio é se comprometa 100% com o projeto, independente se ele é um plano B ou C.

três caminhos para você chegar ao empreendedorismo: o empreendedorismo por necessidade, por oportunidade e o empreendedorismo por realização pessoal. O primeiro é quando você ou está insatisfeita com o seu atual trabalho, ou quando é demitida e não sabe qual caminho seguir e deseja empreender. O segundo caso seria quando uma oportunidade bate a sua porta, uma amigo tem um sonho e te embarca nele junto, ou outras formas de oportunidade. Já o terceiro é quando você sempre teve o sonho de ter o seu próprio negócio e resolve partir para a ação.

Existem diversas dicas que podem te ajudar nessa caminhada e separamos aqui algumas dicas de empreendedorismo para você conquistar o sucesso, lembrando que sucesso é uma referência individual.

1) Escolha uma área que você tem afinidade


Para a sua empresa conquistar o sucesso, antes de tudo você precisa escolher empreender em uma área onde você tem tem afinidade e é antenada. Gosta de planejar viagens, cozinhar para os amigos? Que tal abrir um negócio nessa área? A linha de raciocínio é por aí.

É muito mais fácil você abrir um negócio em uma área que você gosta, já teve experiência como cliente, pois assim você trabalhará com prazer e chegará ao topo muito mais rápido. Nesse contexto se aplica a famosa frase: trabalhe com o que você gosta e você não trabalhará um dia sequer na vida.

2) Entenda quais são seus pontos de valor

Ser um empreendedor de sucesso não é uma caminhada fácil, e nem rápida. Você terá vários obstáculos na jornada do empreendedorismo e são eles que construirão o seu sonho e farão com que ele dê certo. Para isso, é importante você entender quais são os seus pontos positivos e como isso te ajudará na sua empresa.

Com eles, você conseguirá focar melhor nas atividades que você tem facilidade, gerando bons frutos. Se você tem facilidade em escrever, cuide da parte da comunicação dela, faça toda a parte escrita do seu trabalho, escreva textos para o site, monte apresentações sobre a empresa e muito mais. Se você não é muito bom na parte criativa, precisará de ajuda nessa parte e não negue isso. Você sozinha não conseguirá fazer tudo, então toda ajuda é bem-vinda. Deixa as suas energias para fazer as atividades que você entende e tem mais facilidade, mas toda empreendedora terá que fazer coisas “chatas” em algum momento, e de forma frequente.

3) O que te motiva?

Motivações são pilares essenciais para que a empresa cresça e ande para a frente. Faça uma lista do porquê você decidiu abrir a empresa, quais as suas expectativas, como ela te fará feliz e porque você gosta tanto dela. Isso fará com que você não desista de ser empreendedor. Olhe para tudo em volta que te fez chegar ali e não desista se algo der errado, o seu sonho é muito maior do que qualquer deslize.

A frase crucial para o empreendedor de sucesso é “não desista”. Coloque suas energias em suas inspirações e não em suas inseguranças, pois são elas que poderão fazer uma auto sabotagem em você e em sua empresa. Não deixe isso acontecer e coloque suas motivações à frente em todos os momentos. Mas não ignore suas inseguranças, vá atrás das respostas, se estiver difícil sozinha, busque ajuda.

4) Desenvolva seus planos

Outro ponto para um negócio dar certo é pensar na divulgação da sua empresa, de seus produtos e como vender isso. Crie um plano de negócio e um plano de marketing. Para isso, você pode contratar alguém que entenda do assunto e te ajude. O marketing é essencial para que o branding da sua marca, seja consolidado no mercado e as pessoas conheçam o seu produto. Afinal, sem vendas a sua empresa vai à falência e o seu sonho não se concretizará.

5) Procure uma coach

Além de todas essas dicas, é interessante que você também procure uma coach de empreendedores para te ajudar a clarear, tomar decisões na empresa, aprender a como usar suas qualidades da melhor forma nos negócios, como lidar com funcionários e motivá-los a fazer um trabalho melhor, e claro, não desistir no primeiro obstáculo. A Natália Folco pode te ajudar nessa caminhada e fazer com que você trilhe ela da melhor forma como um empreendedor de sucesso, o seu sucesso!

Gostou das dicas de empreendedorismo? Fique de olho aqui e acompanhe tudo sobre!