Produtividade e foco no resultado: É tudo ou nada!

produtividade-resultado-coaching-empreendedorismo.jpg

Pra se tornar mais produtivo é necessário planejar, focar, mas, principalmente, fazer. Saiba como aumentar a produtividade e conquistar mais resultados.

Uma das maiores aflições dos dias atuais é aumentar a produtividade e se manter focado no trabalho. Há alguns anos, a gente se acomodava em nossa mesa de escritório, ligava o computador e o máximo de dispersão que tínhamos era um jogo de paciência ou algum colega que queria conversar um pouco mais.

Hoje temos milhares de estímulos acontecendo a nossa volta. No computador são diversos sites, redes sociais, joguinhos. Temos celulares que recebem mensagens e atualizações de diversos aplicativos. Se deixar, só naquele grupo da família no whatsapp, a gente perde um dia inteiro. É muita coisa pra chamar nossa atenção. E muita coisa pra testar nosso poder de resistir à procrastinação.

Elimine distrações para manter a produtividade

O primeiro passo para aumentar sua produtividade é eliminar as distrações que minam a sua atenção e foco. Não adianta você fazer um planejamento do seu dia, delegar tarefas, botar tudo no papel, se na hora que é preciso executar, algumas coisas ficam te distraindo.

Portanto, na hora de botar a mão na massa, atenção total ao que deve ser feito. Coloque o celular no silencioso, tire algumas notificações e vire ele com a tela pra baixo pra você não ver tudo que aparece nela. No seu computador, feche as abas das redes sociais, tire os alertas de email. Eliminando estas pequenas distrações, você conseguirá dar um boost na sua produtividade, mantendo o foco no que interessa e no que traz resultado de verdade.

Outra dica é utilizar a técnica pomodoro. Este é um método de gerenciamento de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo no fim dos anos 80 e consiste na divisão do trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos.

O método é baseado na ideia de que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental. Então, em 25 minutos você foca no que precisa ser feito sem ligar pra nada mais. Foco total. Nas pausas você volta, vê o celular, toma um café e relaxa. E depois volta a executar o trabalho, sempre usando esta técnica até que a tarefa esteja concluída.

Planejamento é essencial

Você eliminou as distrações, perfeito. Mas ainda assim se vê sem saber o que fazer e do que dar conta primeiro ou se vê focado em tarefas que são secundárias. Está faltando um melhor planejamento do seu dia e de suas tarefas.

Com um planejamento bem feito você consegue entender quais os objetivos que quer atingir e as tarefas que precisa executar para concluir este objetivo. Desta forma será mais produtivo, terá foco ajustado e conseguirá obter mais e melhores resultados.

Se você não tem ideia de como começar a fazer o planejamento do seu dia e suas ações, separamos aqui um e-book com diversas dicas importantes e ferramentas essenciais para eliminar dias improdutivos da sua rotina. Com este material você conseguirá avaliar melhor o que precisa ser feito, quais tarefas são mais importantes para a busca de resultados e vai conhecer diversos aplicativos e técnicas que servirão como hacks para a sua produtividade.

Ir para a ação para medir a reação

Agora que você já consegue se planejar para executar as tarefas mais importantes, que lhe trarão resultado, e consegue ainda eliminar todas as distrações, mantendo o foco e aumentando a produtividade, precisa, então, ir para a ação.

Aqui é onde muitos empreendedores se perdem. Eles adoram decorar suas paredes com canvas, planejamentos empresariais e de marketing, além de diversos post-its com ideias e tarefas. Mas tudo isso não sai do papel.

Empreendedores de sucesso são, em sua essência, fazedores! Eles planejam, se preparam, mas arregaçam as mangas e fazem o que precisa ser feito. É tudo ou nada! É neste momento que você precisa vencer seus medos e partir pra ação.

Já até escrevi aqui no blog um post para aqueles que tem dificuldades de tomar decisões importantes. Isso pode ser o que está lhe deixando empacado. Você planeja, pensa, mas ainda não está conseguindo executar e avaliar os resultados de maneira eficiente.

Lembre-se que se você não for para o tudo ou nada e fazer o que precisa ser feito, nunca saberá se algo realmente daria resultado. Como diz o mestre, Peter Drucker: Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem.

Então, chegou a hora de você tomar uma atitude de coragem também!