Quer ser empreendedor? Comece pelo planejamento estratégico!

planejamento-estrategico;coaching-empreendedor.jpeg

O planejamento estratégico é essencial para quem quer ser empreendedor. Sabendo o que você quer e o que precisa ser feito, o sucesso virá naturalmente.

Quando um novo ano se aproxima nós já começamos a fazer os planos. Para onde viajar nas férias, quantos quilos perder, passar na faculdade, melhorar nossos rendimentos. Planejamos tudo que vamos fazer e colocamos as metas que queremos atingir. Se você quer ser empreendedor, você vai precisar fazer isso também no âmbito profissional. 

Fato é que no mundo dos negócios muitas vezes não fazemos isso. Principalmente os negócios em estágio inicial. Vamos deixando a maré nos levar. E um barco que deixa a maré levar, pode se perder e até afundar. Por isso é tão importante que para ser empreendedor de sucesso, você tenha nas suas mãos o controle do seu barco e saiba aonde quer chegar.

Como começar um planejamento 

Antes de tudo você precisa fazer uma espécie de retrospectiva. Anote tudo o que você pensou até agora sobre o seu empreendimento. Para isso, pegue papel e caneta e vá escrevendo tudo. É importante que as ideias saiam da cabeça e se tornem mais concretas e fáceis de serem visualizadas. Relacione o faturamento desejado, investimentos necessários, se vai ou não precisar de funcionários. E em caso positivo, de quantos. 

Avalie os pontos fortes e fracos da sua futura empresa, quais seus diferenciais, o que pretende fazer de bom e também pense na concorrência. Quais os pontos fortes e fracos de seus concorrentes? O que eles fazem que você não vai fazer? E o que eles não fazem e você vai fazer?

Aqui é o momento de jogar todos os dados no papel. Quanto mais informação, melhor! Depois você vai fazer uma avaliação de tudo isso e traçar um panorama, um resumo do que você quer para o seu negócio. Com isso pronto, é hora de analisar estas informações e pensar no que pode ser feito no curto prazo.

Defina metas, objetivos, tarefas e quem vai executá-las

Chegou a hora de pensar aonde você quer chegar, o que quer conquistar para ser empreendedor. Se seu objetivo é conseguir um faturamento X no período de tempo Y, então trace objetivos e tarefas que devem ser executadas para que isso aconteça.

Agora pense em objetivos que precisam ser alcançados mensalmente. Para ter o faturamento desejado, você vai precisar, por exemplo, de quantos novos clientes a cada mês? Agora pense o que precisa fazer para conquistar esse número de clientes. Será necessário investir um determinado valor em anúncios do Google, não é mesmo?

Para ser empreendedor, você vai precisar um pouco mais do que isso

Não basta ter somente os objetivos e metas traçados. Você vai precisar agora pensar qual o perfil de pessoa para cada função. Tenha em mente que será seu papel mostrar ao seu time o verdadeiro propósito da empresa e o papel de cada um deles nessa empreitada. Lembre-se sempre que quando há um propósito as pessoas realizam suas tarefa com paixão e conseguem resultados incríveis.

Neste momento você já tem um resumo de como está, aonde você quer chegar, o que cada um vai fazer pra chegar lá e, inclusive, o que precisará ser investido. Vamos em diante!

A hora de botar em prática é crucial

Muitas empresas até conseguem fazer um planejamento. Mas, muitas vezes, não conseguem colocar em prática. Ai vem a reclamação sobre falta de tempo para executar as ações, acompanhar os resultados e fazer as eventuais mudanças. Tempo realmente é o calcanhar de Aquíles para quem quer ser empreendedor. É por isso que é essencial ter um planejamento para aumentar sua produtividade. Inclusive, você pode ver este material especial com 10 técnicas e ferramentas que vão te ajudar com isso.

Mas aqui entra também sua determinação. Se mesmo assim, você não conseguir avançar, pense em contratar pessoas que possam ajudar já nesta fase inicial. Quem sabe um profissional da área financeira, caso esta não seja sua praia. Ou um coach que te ajude a criar um planejamento estratégico de sucesso e ainda te guiar ao longo desse processo desafiador.

Como vimos, você tem uma tarefa árdua pela frente se quer mesmo ser empreendedor de sucesso. Que tal marcar uma primeira conversa comigo e entender melhor sobre todos estes temas acima? Não deixe o seu barco à deriva!