Propósito empresarial: 5 passos para manter o engajamento

graphicstock-weary-beautiful-office-woman-eyes-closed_Hubfkm_I3l.jpg

Ter um propósito empresarial é o que dá direção e mantém sua motivação em busca de um objetivo maior. Veja como encontrar esse propósito.

Todas as grandes realizações da humanidade só foram possíveis quando houve um propósito bem definido, que motivasse para a ação. Homens arriscaram suas vidas por acreditarem que poderiam conquistar o espaço. Você deve ter realizado inúmeras coisas na sua vida por acreditar num propósito maior, uma recompensa significativa para aquela ação. Shakespeare já dizia: "Todas as graças da mente e do coração se escapam quando o propósito não é firme".

Se você sente que falta um propósito empresarial em sua vida, talvez deva repensar toda a sua trajetória e os objetivos que pretende alcançar. Vale ressaltar que esse propósito nasce de dentro pra fora. Você tem um objetivo que te move para a ação. Diferentemente do que acontece na maioria das empresas brasileiras. Elas são abertas mais por necessidade. Nascem de fora pra dentro. Depois de criar um produto ou serviço, é que se tenta buscar um propósito empresarial. Por isso, é necessário analisar e refletir bastante, no intuito de, ainda que tardiamente, encontrar esse caminho.

Falta de propósito empresarial: O motivo do fracasso

Essa falta de direção explica o motivo de, em cada 100 empresas abertas no Brasil, quase 50 fecharem as portas em até 3 anos. Na primeira crise que enfrentam, falta uma inspiração que impulsione e dê forças para continuar. Quando se tem apenas objetivos financeiros, faltam forças para driblar as intempéries. E uma hora ou outra, as dificuldades financeiras vão surgir. Aí é o propósito empresarial que vai te manter firme!

Mas, mesmo se sua empresa não nasceu com um propósito empresarial definido e embutido em seu DNA, é possível cria-lo e trabalha-lo para que se internalize em toda a sua equipe. Hoje as pessoas compram o “porque” do que você faz e, não, “o que” você faz. Por isso é tão importante você seguir estes 5 passos se quiser trilhar o caminho do sucesso.

5 passos que levarão até seu propósito empresarial

1 – Por que começou?

O que te fez investir nesse negócio, deixar de ser funcionário, com todos os direitos garantidos, para se aventurar como um empreendedor? Você queria apenas ganhar mais? Então, por meio dessa ideia, mude seu mindset e crie um propósito mais profundo. Que tal transformar sua empresa em um lugar onde todos os funcionários jamais sentirão a frustração que você sentiu?

Pegue o exemplo da Apple. Steve Jobs nunca quis vender computadores. O propósito empresarial da marca sempre foi levar design, inovação e criatividade. Esse é o "porque". E é isso que fazem os fãs da marca comprarem seus produtos, independentemente do custo.

2 – Quais serão os benefícios do sucesso

Tente imaginar e ter bem definido em sua mente o que pretende alcançar e qual vai ser sua definição de sucesso. Quais serão os benefícios quando você e sua empresa alcançarem este objetivo? E aqui não pense tão superficialmente em coisas simples como uma casa maior ou um barco para velejar. Imagine que você tem uma empresa gigante como a HP. Um dos benefícios que ela alcançaria com seu sucesso era proporcionar que cada pessoa pudesse ter uma impressora em sua casa, algo muito raro na década de 80 e que só começou a mudar a partir dos anos 90.

3 – Faça uma fotografia mental

Cria uma imagem mental do momento que represente seu sucesso. Estar palestrando e contando sobre seu negócio em um TED, por exemplo. Crie esta imagem, sinta a sensação do momento, ouça os aplausos da plateia, sinta seu nervosismo diante do público. Quanto mais rica for esta imagem, mais fácil será para você sentir todas as emoções e manter o engajamento com seu propósito empresarial.

4 – Tenha uma frase motivacional

Imagine uma frase que sintetize tudo aquilo que você deseja, seu propósito, seu objetivo, sua visão e guarde isso. Escreva onde puder. Coloque no papel de parede do seu computador, lembrete no seu celular, escreva no mural do seu quarto ou em um quadro na sua empresa. Onde puder, coloque esta frase para que você possa visualiza-la todo dia! A partir de agora, este será seu mantra e ele lhe guiará até o sucesso.

5 – Repita os 4 passos anteriores até dar certo

Você sabe a diferença entre persistência e perseverança? O persistente continua fazendo algo até dar certo. O perseverante busca aquilo que ele quer que dê certo, mas não necessariamente persistindo na mesma coisa, da mesma forma. Ou seja, se algo deu errado, persevere. Veja onde você falhou, tente consertar seus erros e continue tentando. Não desista e mantenha o engajamento com seus propósitos firmes e claros.

Bônus: Conte com ajuda para encontrar este propósito

Se isso tudo é difícil pra você, se precisa de alguém para lhe ajudar nessa caminhada, fique tranquilo, você pode encontrar na figura de uma coach uma excelente facilitadora na busca pelo seu propósito empresarial e por muito mais engajamento.

Fale comigo e faça sua primeira consulta grátis. Vamos juntos encontrar seu propósito empresarial e o caminho para o sucesso!